Sindicato da Alimentação participa do maior Congresso dos Trabalhadores da Alimentação

Realizado na Cidade de Luziânia, entre os dias 20 e 22 de setembro de 2011, à CNTA - Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação e Afins presidiu o V Congresso Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Brasil que contou com a presença de entidades e trabalhadores de todos os estados brasileiros, onde foram debatidos temas como estrutura sindical, saúde do trabalhador e políticas gerais do ramo que deverão pautar os rumos da categoria para os próximos quatro anos.

A abertura que contou com diversas autoridades, dentre elas o anfitrião, José Calixto Ramos, presidente da CNTI e Senador Gaúcho Paulo Renato Paim, que em nome dos trabalhadores declarou empossado o Presidente Artur Bueno de Camargo e demais integrantes para o mandato 2011/2015.

No evento foi apresentada uma análise de conjuntura geral sobre questões econômicas (DIEESE), bem como de políticas gerais, que enriqueceram os debates e as propostas que foram a plenária.

Dentre as propostas aprovadas e que passarão a integrar o plano de lutas nacional da Confederação, está a proposta de uma campanha salarial nacional unificada para o ramo, ações civis públicas contra empresas que desrespeitam as normas de segurança e saúde dos trabalhadores e a criação de um Serviço Nacional de Proteção ao Crédito Trabalhista para impedir que empresas que possuem débitos com os trabalhadores tenham direito a financiamento público e incentivos fiscais até que tenham seus débitos quitados.

           
Ainda durante o V Congresso, outras importantes decisões foram tomadas como a escolha da comissão nacional de negociação do setor de frigoríficos.

            No encerramento do Congresso, o presidente Artur Bueno de Camargo fez questão de agradecer a presença de todas as delegações e de cada trabalhador e trabalhadora.

            Representando o STI Alimentação de Jaboticabal, compareceram o presidente Silvano Pedro e o secretário geral, Ricardo Alessandro Pedro. Além do advogado da entidade, Dr. Manoel Gonçalves dos Santos, que na oportunidade posaram para foto com o Deputado Federal Paulo pereira da Silva, o Paulinho da Força Sindical.